Quem Somos

A Fundação Médica está estratégicamente localizada dentro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e conta com uma equipe especializada na administração de projetos de pesquisa na área da saúde humana, processos seletivos e eventos científicos. Contamos com setores que prestam serviço de: assessoria jurídica, contratação de recursos humanos para projetos, realização de eventos científicos e culturais, realização de processos seletivos, compras e importações de insumos para os projetos, gestão financeira dos recursos e contabilização dos projetos. Nosso foco é garantir a máxima eficiência e os melhores resultados para com as nossas instituições apoiadas.

Ao longo da nossa história já administramos mais de 1.200 projetos de pesquisa, 600 eventos científicos, auxiliando mais de 250 pesquisadores nessa caminhada. Nosso trabalho possibilita aos pesquisadores e coordenadores de eventos um maior foco na parte científica.

Eventos

Eventos, seminários e congressos visando à qualificação e capacitação técnica de profissionais da área da saúde.

Processos seletivos

Processos seletivos da Residência Médica e a Residência Integrada Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde do Hospital de Clínicas e do Exame da Fundação Médica.

Pesquisa

Atuamos como um facilitador para realização de pesquisas médicas para múltiplas doenças e condições.

Cursos e eventos para a evolução das atividades acadêmicas.

Um pouco da nossa história

Em 1991, com o surgimento do movimento dos primeiros grupos de pesquisa no Brasil, foi criada a Fundação Médica do Rio Grande do Sul, com o objetivo de oferecer suporte para estudos públicos e privados e base operacional para os projetos de extensão da Faculdade de Medicina da UFRGS realizados no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Em 1994 foram regulamentadas as Fundações de Apoio, a partir da Lei Federal 8.958 e validada pelo Decredo 7.423 de 2014, facilitando a atuação junto às Instituições Federais de Ensino Superior e Instituições Científicas e Tecnológicas, além de fortalecer a profissionalização e estruturação do segmento. No ano de 2016 a Fundação Médica participou ativamente do movimento do Novo Marco Legal de Ciência e Tecnologia, colaborando para um cenário mais amplo na área de pesquisas do país.

Estas ações possibilitaram à Fundação Médica atuar com agilidade na tramitação de processos administrativos sempre mantendo a responsabilidade legal e transparência exigidas.

Atendimento de alta qualidade

A Fundação Médica conta com uma equipe especializada na administração de projetos de pesquisa, ensino e extensão além de eventos científicos e culturais. Entre os serviços prestados pela Fundação Médica estão: assessoria jurídica, contratação de recursos humanos para projetos, realização de eventos científicos e culturais, realização de processos seletivos, compras e importações de insumos para os projetos, gestão financeira dos recursos e contabilização dos projetos. Além disso, estamos localizados dentro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o que possibilita a aproximação com os professores e pesquisadores, dando maior agilidade no atendimento.